terça-feira, 20 de março de 2012

As Brumas de Fiesole

Hoje, ao falar da Europa, me deu uma saudade danada de Fiesole, uma cidadezinha na Itália, bem perto de Firenze (Florença). Saudade, mas não voltaria lá. A memória que eu tenho é tão bonita que não quero alterar. Os contornos são vagos, o sentimento é preciso. Não quero chegar em Fiesole num dia lindo de sol e tirar a foto que todo mundo tira.
A cidade é tão pequena que um dos atrativos é a vista para a irmã mais famosa, Firenze. Eu fui em um dia de muita neblina. Não pude ver a tal vista, mas fiquei envolvida pelas brumas que me deram uma sensação de ter voltado no tempo.
Foi um dia mágico. Sozinha, peguei um ônibus, desci no ponto errado, andei pela cidade, vi ruínas, comi uma massa acompanhada de um copo de vinho (viva a Itália), roubei uma azeitona do pé e me senti maior, mais crescida, mais humana.


Quando voltar à Itália, minha prioridade é conhecer Roma, Veneza, e, é claro, voltar a Firenze, onde tenho casa, comida e colo. Se voltar a Fiesole, vai ser para compartilhar a cidade com alguém especial. E se o destino ajudar, vai ser um dia de muita neblina.

2 comentários:

Thiago disse...

Eu adoro Fiesole, e acho que o melhor restaurante que conheço esta là. Casa e colo sempre que quiser. Fiesole tambem. Adoro o parque arqueologico e o museu etrusco, o teatro e as ruinas da cidade, mas adoro tambem a piscina que descobri la esse ano: a gente pode passar o dia tomando banho numa colina da cidade, e se protegendo do sol embaixo de uma oliveira. VEM!

mim disse...

Não conheço Fiesole, mas adorei a maneira que descreveu. Queria fazer o mesmo!
Conheci Firenze, Roma, Verona e... Veneza... você TEM que ir lá. É mágico, encantador... difícil de descrever.
:)

bjs